Projeto TMJ

TMJ - Fermentaria


Somos mais fortes quando nos unimos em torno de um ideal. O nosso é ajudar quem mais necessita neste momento. Temos participado, como possível, de ações de auxílio desde quando a pandemia da COVID-19 bateu forte na nossa cidade, Brasília, inviabilizando negócios, diminuindo a renda de trabalhadores, trazendo incertezas.

Quando nos informamos sobre o Instituto Kabu, decidimos nos somar à luta dos povos indígenas contra o vírus, mas também contra investidas de ordem territorial que ameaçam a preservação da floresta Amazônica e da própria existência dessa etnia. Nosso novo rótulo, a TMJ é nossa forma de convidar você a conhecer mais sobre essa causa. 

O Instituto Kabu é uma organização criada e administrada por povos indígenas Kayapó em 12 aldeias nas Terras Indígenas Baú e Menkgranoti, no sul do Pará. Os projetos implementados pela associação indígena garantem alternativa de renda, educação ambiental, descarte de resíduos sólidos e segurança alimentar, além da proteção de território. A falta de repasse de verbas federais desde 2019 põe em risco 294 famílias, que neste momento estão em isolamento voluntário por causa da pandemia da COVID-19.

Ameaças de invasões de garimpeiros, madeireiros, pescadores e caçadores ilegais afetam a vida dos indígenas. Seu território coberto de grandes florestas está localizado no sudoeste do estado do Pará, próximo à divisa com o estado do Mato Grosso, em Altamira/PA. Altamira é o município amazônico com o maior número de focos de queimadas em 2020, de acordo com dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Uma das cidades mais próximas, Novo Progresso/PA, está em terceiro lugar. 

O trabalho do Instituto Kabu inclui projetos em áreas de Educação; Gestão Territorial; Alternativas Econômicas; Segurança Alimentar; Fiscalização e Vigilância; e Cultura. Visite o site www.kabu.org.br, conheça o instituto e saiba como ajudar. 

Fundo de solidariedade
https://www.kabu.org.br/blog/fundo-de-solidariedade-kabu/

Carta aberta dos Kaiapó Mekragnotire
https://www.kabu.org.br/blog/destaques/carta-aberta-instituto-kabu/

 A TMJ veio para somar ajuda a esses projetos de preservação de vida, território e cultura. Parte do valor da venda do rótulo será revertida ao fundo de Solidariedade Kabu.

Se faz sentido para você, junte-se a essa causa. Conheça o Instituto Kabu e saiba como ajudar. Se preferir, você pode doar diretamente na conta do Kabu para o Fundo de Solidariedade aos Kayapó Mekragnotire. 

Banco do Brasil 
Titular: Instituto Kabu Fundo Kayapó
Agência: 3899-7 
C/C: 18.397-0